Projeto Elétrico de
Subestação de Energia
A energia elétrica no Brasil é produzida e distribuída. Ela é gerada em usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares, eólicas, fotovoltaicas, entre outras. Quando a energia sai da usina, ela vai para uma subestação de transmissão, direto para um transformador. O transformador faz com que a energia atinja níveis superiores de tensão, sendo possível transmiti-la por longas distâncias, sendo assim, a eletricidade segue para as cidades por uma rede de alta tensão.
A tensão utilizada na rede de distribuição ainda não está apropriada para o consumo industrial, por isso é importante que a empresa tenha uma subestação elétrica, pois assim ela pode alterar a tensão respeitando as necessidades dos equipamentos. Geralmente as subestações de Média Tensão nas Indústrias são nas tensões de 15kV, 25kV e 36kV.
Entendemos que uma subestação elétrica é importante para a indústria, para que ela possa alterar a tensão de acordo com as necessidades de seus equipamentos, mas o que é uma subestação elétrica afinal?
A subestação elétrica é responsável por transformar, proteger, controlar e manobrar a energia recebida. Ou seja, com ela você consegue converter a energia elétrica para os níveis ideais para o funcionamento do maquinário da sua indústria, evitando perdas e danos em seu negócio.
Para dar início ao projeto elétrico da subestação, é fundamental levar em consideração as seguintes classificações:
- Quanto à função
- Quanto ao nível de tensão
- Quanto ao tipo de instalação
- Quanto à potência instalada
- Manutenção preventiva em subestação elétrica.