Projetos Elétricos de
Iluminação Industrial
O estudo luminotécnico para realizar o Projeto de Iluminação para a sua Indústria nada mais é que um conjunto de técnicas que visam calcular a quantidade necessária de luz artificial para um ambiente, de modo a adaptá-lo para a necessidade do usuário e fazê-lo economizar, eliminando desperdícios e suprindo a ausência de uma boa iluminação natural. O estudo é respaldado pela NBR 5413 que trata de iluminância de interiores. Desse modo, a relação dos seres humanos com a emissão de luzes geradas em diversos comprimentos de onda (denominado fluxo luminoso) deve ocorrer de forma fluída e confortável, sem sobrecarregar a vista com uma iluminação agressiva e mal planejada, o que ocasiona desperdício de dinheiro e prejudica o bem-estar dos colaboradores e clientes da sua Indústria.
O estudo luminotécnico é feito da seguinte forma:
- Primeiramente com a escolha das lâmpadas a serem utilizadas e suas quantidades: em um estudo luminotécnico, a escolha correta das lâmpadas a serem utilizadas no ambiente é de suma importância, dado ao fato que, em muitos casos, o superdimensionamento das mesmas podem ocasionar gastos extras em energia ou o seu subdimensionamento pode causar desconforto por insuficiência de iluminação. Para isto, é realizada a análise dos objetivos da iluminação do ambiente e dos efeitos que ela pode proporcionar ao seu consumidor com o objetivo de se implementar a solução mais adequada para o ambiente. Por fim, com todos esses dados levantados, pode-se calcular a quantidade de lâmpadas que irá suprir de forma eficiente as suas necessidades.
- Após isso, é feito a disposição das lâmpadas e luminárias no ambiente. O tipo de iluminação e a disposição das lâmpadas e luminárias é examinada ao se considerar os seus tamanhos, o layout do ambiente e do mobiliário e, indispensavelmente visando o direcionamento mais correto da luz para as atividades realizadas no ambiente de estudo.
- Por último é realizado o cálculo da rentabilidade: Para que um estudo de iluminação seja eficiente, deve ser feita uma análise da rentabilidade do sistema de iluminação escolhido. Lâmpadas com menor eficiência energética possuem um menor custo de instalação. Entretanto, em sua maioria, não proporcionam conforto visual e possuem uma menor vida útil, o que torna necessário uma maior frequência na troca das lâmpadas aumentando os custos do sistema. Por outro lado, lâmpadas que possuem uma maior eficiência energética (como as lâmpadas de LED), apesar de necessitarem de um maior investimento monetário, possuem um elevado tempo de funcionamento, o que a torna uma escolha rentável, eficaz e com um ótimo custo benefício.