Manutenção de Subestação
A manutenção de subestações de energia é primordial para qualquer indústria ou empreendimento de grande porte que necessite impedir a paralisação de suas atividades e, assim, evitar prejuízos que podem ser incontornáveis. Para entender a importância de manter em dia o cronograma de manutenções, primeiro é preciso compreender o que é e como funciona uma subestação de energia.
A subestação é um conjunto de equipamentos responsáveis por elevar ou rebaixar a tensão da energia elétrica de forma segura. Por isso, seu principal componente é o transformador, que executa a tarefa de alterar a energia de média para baixa tensão, por exemplo. Essa alteração é necessária porque estabelecimentos comerciais ou industriais que são grandes consumidores recebem a energia elétrica da concessionária em média tensão, a partir de uma estação de subtransmissão. Com isso, precisam ter a própria subestação para, geralmente, reduzir a tensão ao nível de consumo dos equipamentos e garantir o bom funcionamento do empreendimento.
Normalmente as subestações de energia consumidoras são utilizadas por grandes indústrias e centros comerciais. Elas também são importantes para estabelecimentos de serviços essenciais, como supermercados ou hospitais. Até por isso são instaladas dentro do próprio terreno da empresa, para que a ação sobre ela seja mais eficaz.
Exatamente pela importância desses estabelecimentos, a manutenção de subestações de energia é fundamental. A falta de energia pode significar não só a perda financeira, mas até de vidas, nos casos de unidades de saúde. Portanto, é um assunto que precisa ser levado a sério pelos administradores.
Diversas falhas podem ocorrer em uma subestação de energia, desde as mais simples às mais complexas. Mas um pequeno problema já é suficiente para se tornar um grande transtorno. Por exemplo, a falta de manutenção em uma subestação de energia pode ocasionar alterações em grandezas elétricas, como tensão e corrente. E esse distúrbio costuma gerar consequências que vão do mau funcionamento à queima de máquinas e equipamentos industriais. Imagine o prejuízo e o transtorno para a sua Indústria!
Além disso, uma falha na subestação pode ocasionar a interrupção no fornecimento de energia, que já é um grande prejuízo por si só, afetando toda a rotina e a produtividade das empresas. E há situações piores, como incêndios e explosões causados em acidentes elétricos por falta de manutenção. Claro que esses são os casos mais extremos. Só que mesmo os que são aparentemente contornáveis precisam ser levados a sério. Por isso, gastos com manutenção não são meros gastos, mas sim um investimento que traz apenas benefícios para a empresa, tais como:
- Redução de custos;
- Maior vida útil dos equipamentos;
- Maior confiabilidade dos equipamentos;
- Maior segurança;
- Melhor ambiente de trabalho;
- Maior valorização das instalações.