Projeto Elétrico de
Retrofit de Máquinas
Retrofitting é um termo inglês para reforma. No contexto industrial, o retrofit de máquinas é o procedimento de reformar e modernizar um equipamento. Em geral, é feito como alternativa à compra de novos equipamentos, que são caros e demandam treinamento e eventuais adaptações locais. Essa reforma consiste na troca de partes móveis, recuperação e troca de peças desgastadas e uma completa modernização dos sistemas eletrônicos e comandos da máquina. Ou seja, não é simplesmente um procedimento de manutenção ou reforma, mas sim uma modernização completa.
Um exemplo prático na Indústria são máquinas operatrizes, CNCs e robôs industriais são submetidos a retrofits em que a parte elétrica e eletrônica é modernizada e toda a estrutura mecânica é inspecionada e renovada, com troca de peças e manutenção especializada.
A atualização de máquinas industriais é a solução ideal para empresas manterem a produtividade alta sem ter que arcar com investimentos pesados em bens de capital. O retorno financeiro acontece no curto e médio prazo e é um dos principais motivadores para a adoção do retrofit de máquinas. Dentre os benefícios imediatos, temos os seguintes:
- Aumento da produtividade da máquina;
- Redução dos períodos de inatividade (downtime);
- Redução de riscos aos funcionários;
- Atualização de sistemas complexos para interfaces amigáveis e simples;
- Inclui a disponibilização de sobressalentes para longos períodos de atividade;
- É uma oportunidade para integrar a máquina à redes industriais e sistemas supervisórios;
- Facilita a manutenção e a supervisão dos equipamentos;
- Investimento de baixo custo comparado com a compra de máquinas novas.